Pular para o conteúdo principal



A hidratação durante os esportes

Toda atividade física leva a um aumento de temperatura corporal e, para que exista um controle dela, nosso corpo possui vários mecanismos para liberar esse calor produzido pelo exercício, em especial, a transpiração, isto é, o suor. Pesquisas mostram que, frente aos exercícios de intensidade e de duração semelhantes, e em condições térmicas idênticas, as crianças apresentam uma taxa de sudorese menor que a dos adultos. No entanto, a desidratação apresentada por elas é semelhante à de um adulto.

Assim sendo, a reposição hídrica torna-se algo extremamente importante, especialmente para quem pratica uma atividade física, seja ela antes, durante ou depois da mesma, independente de ser um exercício de longa ou curta duração. É muito importante que os níveis de hidratação sejam mantidos de forma eficiente para que eles sejam realizados de forma segura e sem provocar danos ao organismo.

A água pura é a melhor maneira de se fazer uma boa hidratação. Segundo a ACMS (American College of Sports Medicine – Academia Americana de Medicina do Esporte), o consumo dela  deve ser feito constantemente. Só devemos ter cuidado de não ingerir em demasia antes dos treinos, para que as crianças não fiquem incomodadas com a necessidade de urinar. Durante os exercícios, a hidratação também é muito importante. No entanto, deve-se tomar cuidado com a quantidade a ser ingerida, a temperatura e também o sabor da bebida. Algumas causam ainda mais sede e podem chegar a ser prejudiciais ao organismo. A ACMS recomenda a temperatura entre 15°C e 22°C.

Após o exercício também é necessária a reposição hídrica. No entanto, para exercícios praticados com mais de 90 minutos de duração, torna-se importante também a reposição de sódio e de potássio.

Muitos pais me questionam quanto ao uso do Gatorade e de outras bebidas similares. Para uma criança ou jovem que está fazendo uma atividade mais intensa, pode-se sim fazer o uso desses produtos. No entanto, devemos ficar atentos quanto à quantidade. Em demasia, elas podem se tornar prejudiciais, causando desconfortos intestinais e acentuando até mesmo os processos de desidratação.

Os níveis de hidratação devem ser mantidos de forma eficiente para que o exercício físico possa ser realizado de maneira segura, sem provocar danos ao organismo. Devemos também estar cientes dos fatores que podem aumentar a desidratação: ambientes quentes e úmidos, o frio e as roupas inadequadas, principalmente aquelas que não permitem a dissipação do calor através do suor.

Lembremos que: roupas apropriadas, acompanhamento de um profissional, boa alimentação e hidratação correta são os melhores aliados de uma boa prática esportiva evitando danos ao organismo.

Referência: https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/hidratacao-durante-esportes/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mundo Esporte Criança para você! Vamos falar sobre a importância de atividades físicas na infância? Aqui você vai encontrar conteúdo de qualidade sobre o desenvolvimento motor na infância e como a atividade física pode levar um pequenino a se educar fisicamente e ter um futuro promissor. 
Base Nacional Comum Currirular Na Mundo Esporte Criança nossos planejamentos são elaborados seguindo os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC . Assista ao vídeo acima e entenda  por que é importante que professores atuantes em escolas, sejam eles de aulas regulares ou aulas especializadas como ballet kids ou taekwondo kids, devem entender e trabalhar seguindo a BNCC.
Pesquisa revela influência de atividade física das mães na obesidade dos filhos Mais do que informações genéticas misturadas, espermatozoides e óvulos levam no momento da fecundação – e  posterior geração de um novo ser -, as peculiaridades e características relativas ao estilo de vida dos pais, o que pode  ser determinante no desenvolvimento e nas condições de saúdes dos filhos. Ciente dessa realidade, doutorandos do Laboratório de Morfologia da Biologia Experimental e Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolvem uma pesquisa pioneira no Brasil para detectar a importância da prática de atividade física de mães no processo de geração de filhos saudáveis, mesmo que os pais tenham uma vida sedentária, sejam obesos ou portadores de doenças como a diabete. Ainda em fase embrionária, os primeiros resultados da pesquisa desenvolvida pela UERJ indicam que mães com rotina de exercícios físicos ao longo da vida – antes de engravidar e durante a gestação – poderiam despro