Pular para o conteúdo principal

 


Os benefícios do exercício físico na asma

A asma é considerada a doença crônica mais prevalente da faixa etária pediátrica.  É uma doença do aparelho respiratório caracterizada por um aumento no grau de reatividade das vias aéreas desencadeada por diferentes estímulos. O tratamento inclui a prescrição inicial da medicação, tratamento dos fatores de risco modificáveis, e terapias e estratégias não farmacológicas, destacando-se a prática de exercício físico.

Crianças com asma podem e devem ser fisicamente ativas. A prática de atividade física, pode ser uma importante alternativa no combate a esta doença.

O exercício físico, que é reconhecido atualmente como parte fundamental do programa de reabilitação para asmáticos. Auxiliando na redução dos mecanismos envolvidos na manutenção da inflamação pulmonar, melhora da capacidade aeróbia e redução da medicação. Sendo eficiente na redução dos sintomas, do número de exacerbações, das internações e bem como na melhora da função pulmonar.  

O programa de treinamento físico é recomendado para asmáticos com o objetivo de melhorar seu condicionamento físico, coordenação neuromuscular e autoconfiança, e, consequentemente, levar a uma melhora clínica e funcional do paciente.

Entre as modalidades esportivas que vêm sendo consideradas como benéficas para asmáticos, parece haver um consenso sobre a indicação da corrida e da natação. A natação, apresenta algumas vantagens devido ao meio líquido. Além da natação, outras modalidades também são benéficas para o asmático, como por exemplo a ginástica artística, caminhada, tênis, golfe, vôlei, karatê, pólo aquático e halterofilismo.

É importante ressaltar que a melhor modalidade de exercício é aquela em que o paciente melhor se adapte, tenha prazer em realizá-la, o local seja isento de fatores desencadeantes alérgicos e que respeite as condições econômicas e culturais do paciente. Assim, os pacientes terão maior aderência e rendimento na prática de exercícios.

Exercícios realizados entre 30 e 90 minutos, com frequência de 2 a 3 vezes por semana é suficiente para trazer benefícios aos asmáticos.

Devemos estar atentos com o tempo de aquecimento e relaxamento adequados; tipo de atividade; deve-se controlar a duração dos exercícios; intensidade do exercício deve ser apropriada com o grau de gravidade do praticante; a respiração deverá ser nasal; em caso de temperatura baixa, usar cachecol ou máscara de proteção; monitorar o meio ambiente, evitando agentes alérgicos, como a poeira ou a fumaça.

Por isso estimule a prática de atividade física para este entre outros benefícios para a saúde e principalmente para asma.

 

Dra. Akisa Penido – Pneumologista Infantil/ Pediatria - CRM-MG 63.460

 

Referência Bibliográfica

1)   Efeitos do exercício físico no controle clínico da asma. Rev Med (São Paulo). 2015 out.-dez.;94(4):246-55.

2)      Vanessa Maciejewski. Benefícios da natação para crianças asmáticas.

3)   Andréa Maria Pires Azevedo; Irani Rodrigues de Souza; Jutália Rosa dos Santos Neta; Valter Azevedo Pereira. Asma, natação e exercícios respiratórios para crianças.

4)      Rubênia Cavalcanti Pereira. Asma e exercício físico em discussão.

5)      Cinergis – Vol 8, n. 2, p. 7-12 Jul/Dez, 2007. Atividade física para portadores de asma.

6)      Carlos Alberto Tenroller. Asma e atividade física em crianças.

7)      https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020AO4936.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mundo Esporte Criança para você! Vamos falar sobre a importância de atividades físicas na infância? Aqui você vai encontrar conteúdo de qualidade sobre o desenvolvimento motor na infância e como a atividade física pode levar um pequenino a se educar fisicamente e ter um futuro promissor. 
Base Nacional Comum Currirular Na Mundo Esporte Criança nossos planejamentos são elaborados seguindo os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC . Assista ao vídeo acima e entenda  por que é importante que professores atuantes em escolas, sejam eles de aulas regulares ou aulas especializadas como ballet kids ou taekwondo kids, devem entender e trabalhar seguindo a BNCC.
Pesquisa revela influência de atividade física das mães na obesidade dos filhos Mais do que informações genéticas misturadas, espermatozoides e óvulos levam no momento da fecundação – e  posterior geração de um novo ser -, as peculiaridades e características relativas ao estilo de vida dos pais, o que pode  ser determinante no desenvolvimento e nas condições de saúdes dos filhos. Ciente dessa realidade, doutorandos do Laboratório de Morfologia da Biologia Experimental e Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolvem uma pesquisa pioneira no Brasil para detectar a importância da prática de atividade física de mães no processo de geração de filhos saudáveis, mesmo que os pais tenham uma vida sedentária, sejam obesos ou portadores de doenças como a diabete. Ainda em fase embrionária, os primeiros resultados da pesquisa desenvolvida pela UERJ indicam que mães com rotina de exercícios físicos ao longo da vida – antes de engravidar e durante a gestação – poderiam despro