Pular para o conteúdo principal

 



Por que o brincar livre é importante para as crianças pequenas?

Os adultos estão acostumados a fazer as coisas de acordo com regras e instruções, tanto que muitas vezes não sabemos agir de outra forma. Às vezes, deveríamos colocar para fora a criança que vive dentro de nós porque ela nos faria aproveitar mais a vida e as coisas ao nosso redor. Por que o brincar livre é importante para as crianças pequenas? É isso que vamos desvendar a seguir.

Todos os pais precisam saber por que esse tipo de atividade é importante para as crianças. Dessa forma, eles poderão manter os motivos em mente para potencializar esse momento no dia a dia dos filhos.

Os pequenos se envolvem e interagem com o mundo ao seu redor por meio do jogo. Portanto, o brincar livre durante a primeira infância envolve explorar, experimentar, descobrir e aprender.

O que é o brincar livre?

Existem dois tipos de jogos: as brincadeiras lideradas pelos adultos e as brincadeiras lideradas pelas crianças. Ambas são importantes para o seu desenvolvimento. Não podemos deixar uma criança brincar 24 horas por dia e se criar sozinha, mas também não devemos preencher os seus dias com tantas atividades a ponto de desconsiderar seu tempo livre.

Além disso, o tempo diante das telas não deve substituir o brincar livre. Isso só vai resultar em problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem na escola. A seguir, alguns exemplos de atividades lúdicas lideradas por adultos:

  • Pintar com esponjas ou pincéis;
  • Fazer argila;
  • Correr uma corrida de obstáculos;
  • Fazer aulas de arte;
  • Jogar jogos de tabuleiro;
  • Cozinhar em família.

Por outro lado, o brincar livre é qualquer tipo de brincadeira iniciada por uma criança. Brincadeiras ao ar livre e em ambientes fechados podem ser consideradas como brincar livre, desde que os pequenos tenham a liberdade de controlar sua experiência de jogo. Alguns exemplos de brincar livre são:

  • Explorar a natureza;
  • Criar um forte;
  • Fazer fantasias caseiras;
  • Brincar de cozinhar;
  • O jogo simbólico.

Benefícios do brincar livre para as crianças

Sem dúvida o brincar livre é benéfico para os pequenos. A seguir vamos apresentar os três benefícios mais importantes para o seu desenvolvimento, especialmente porque isso vai ajudá-los a evoluir a passos largos.

Desenvolvimento cerebral

O brincar livre é importante para o desenvolvimento geral do cérebro da criança. Conforme os pequenos exploram e aprendem, eles formam novas conexões e vias no cérebro.

Os cérebros das crianças têm o dobro da velocidade de processamento dos cérebros dos adultos, uma quantidade significativa de desenvolvimento cerebral. A estimulação que um pequeno recebe desde cedo vai determinar quantos neurônios formam e quantos não.

Criatividade

Brincar é uma atividade criativa. As crianças estão constantemente pensando em novos jogos e atividades para se divertir. Durante o jogo de fantasia, por exemplo, elas criam histórias e eventos que representam como se estivessem acontecendo.

Em uma atividade artística a criatividade visual das crianças é desenvolvida ao brincar com brinquedos de construção. O design do edifício, por exemplo, ressalta a criatividade. Enfim, todas as formas de jogo desenvolvem uma expressão criativa.

Habilidades sociais

O primeiro modo de aprendizagem social de uma criança é por meio da interação com os seus pais. Depois disso, a interação social é construída ao brincar com irmãos ou amigos. Durante o brincar livre, as crianças aprendem muitas habilidades sociais, tais como:

  • Colaborar com as outras pessoas;
  • Brincar buscando objetivos comuns;
  • Negociar;
  • Aprender a seguir regras;
  • Pensar nos outros a partir das suas perspectivas: empatia;
  • Resolver os conflitos de forma justa e independente: assertividade;
  • Autoafirmação;
  • Seguir o exemplo dos outros;
  • Aumentar a simpatia em relação aos outros;
  • Ter um comportamento socialmente aceitável;
  • Comunicar-se melhor umas com as outras.

Assim, como você pode ver, é importante promover o brincar livre na vida dos seus filhos. O jogo guiado é bom, mas o brincar livre vai ajudá-los a se desenvolver. Portanto, equilibre o tempo de jogo com ambos os aspectos, porque eles são igualmente importantes.

Referência: Por que o brincar livre é importante para as crianças pequenas?<https://soumamae.com.br/curiosidades-desenvolvimento-infantil/>Acesso em: 26/12/2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mundo Esporte Criança para você! Vamos falar sobre a importância de atividades físicas na infância? Aqui você vai encontrar conteúdo de qualidade sobre o desenvolvimento motor na infância e como a atividade física pode levar um pequenino a se educar fisicamente e ter um futuro promissor. 
Base Nacional Comum Currirular Na Mundo Esporte Criança nossos planejamentos são elaborados seguindo os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC . Assista ao vídeo acima e entenda  por que é importante que professores atuantes em escolas, sejam eles de aulas regulares ou aulas especializadas como ballet kids ou taekwondo kids, devem entender e trabalhar seguindo a BNCC.
Pesquisa revela influência de atividade física das mães na obesidade dos filhos Mais do que informações genéticas misturadas, espermatozoides e óvulos levam no momento da fecundação – e  posterior geração de um novo ser -, as peculiaridades e características relativas ao estilo de vida dos pais, o que pode  ser determinante no desenvolvimento e nas condições de saúdes dos filhos. Ciente dessa realidade, doutorandos do Laboratório de Morfologia da Biologia Experimental e Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolvem uma pesquisa pioneira no Brasil para detectar a importância da prática de atividade física de mães no processo de geração de filhos saudáveis, mesmo que os pais tenham uma vida sedentária, sejam obesos ou portadores de doenças como a diabete. Ainda em fase embrionária, os primeiros resultados da pesquisa desenvolvida pela UERJ indicam que mães com rotina de exercícios físicos ao longo da vida – antes de engravidar e durante a gestação – poderiam despro