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O papel do especialista em aprendizagem motora na escola

Um especialista em aprendizagem motora na escola vai dar oportunidade para que a criança refine suas habilidades. Vai fazer intervenções necessárias durante o ensino da prática para que esta criança possa executar uma determinada tarefa motora que a princípio ela tinha dificuldade e passar a executá-la com facilidade.
Na prática, este profissional vai fazer várias intervenções até que a criança atinja determinado objetivo. Tais intervenções dependem do tipo de habilidade e da meta a ser atingida, dentre outros fatores, e são formas de variar a execução de determinada habilidade que a criança vai aprender.
Um exemplo: podemos pedir a criança que apenas faça uma parte do movimento e, em seguida, faça o movimento completo. Na verdade, vamos criando estratégias para que ela possa atingir o objetivo desejado.
Mas para este profissional atuar de forma efetiva ele precisa compreender as fases de desenvolvimento da criança, que são: fase reflexiva, fase rudimentar, fase motora fundamental e fase motora especializada, e dar ênfase a individualidade biológica.
Como atuamos na educação infantil, vamos citar apenas a fase motora fundamental que vai aproximadamente dos 3 aos 7 anos. Quando a criança nesta fase tem a oportunidade de ampliar o seu repertório motor, chutar, correr, dançar, rolar, arrastar, enfim, explorar vários movimentos, mais tarde a criança terá todas essas opções disponíveis quando for praticar um esporte específico.
As crianças que desenvolvem a sua competência motora em uma série de habilidades e situações de movimentos  terão maiores chances de êxito quando forem para a próxima fase (fase motora especializada).
Dar ênfase a individualidade biológica entendendo que cada ser humano possui uma estrutura, uma formação física e psíquica próprias e, por isso, individualizar os estímulos de treinamento, obedecendo as características e as necessidades individuais de cada criança apresentaria melhores resultados.
Nós profissionais, através do nosso conhecimento, vamos então personalizar estratégias e instruções e criar oportunidades para que esta criança possa ampliar o seu repertório motor, cientes de que intervenções e avaliações constantes são necessárias para que a ela possa atingir níveis cada vez mais refinados das habilidades.

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